Através de uma Auditoria de Conformidade Legal é possível constatar se a empresa está ou não em conformidade com as normas destinadas à sua atividade, de acordo com as exigências legais e diretrizes estabelecidas na política ambiental da organização, evitando qualquer dano que seria causado pela execução inadequada de tais normas.
Abaixo listamos algumas, dentre as diversas, vantagens de se fazer uma Auditoria de Conformidade Legal dentro do seu empreendimento.
1. Otimização da Imagem da Empresa perante o Mercado
A imagem que se transmite é determinante para o processo de formação de opinião do mercado sobre a empresa, sendo abalada pela perda de confiança de seus clientes e ocasionada por motivos como, falhas em produtos e/ou serviços, desastres ambientais ou mesmo, por uma declaração infeliz de algum de seus representantes.
A partir da auditoria, é elaborado um relatório que demonstra se existe alguma exigência que não esteja sendo cumprida dentro da empresa. Detectada qualquer irregularidade, medidas são tomadas para reverter esta situação. Solucionado o conflito, este não poderá mais gerar penalidades à empresa, que não terá sua imagem vinculada a danos causados pelo descumprimento do ordenamento jurídico.
2. Cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental
Ao cumprir os requisitos do SGA, é possível torna-se apto à certificação ABNT NBR ISO 14001:2015 e dispor de um SGA conhecido e reconhecido no mundo inteiro envolve uma série de vantagens diante do mercado, da sociedade e do público interno da organização, tais como o aprimoramento do próprio SGA, desenvolvimento eficaz e sustentável, redução de gastos e desperdício, aumento da rentabilidade, melhora da imagem da empresa, cumprimento da legislação ambiental, extinção dos prejuízos causados pelas multas por descumprimento de normas, incentivo ao cumprimento de ações voltadas para a gestão ambiental, competitividade internacional, além de ser um diferencial diante dos clientes.
3. Gerenciamento das Não Conformidades
A partir da auditoria poderá ser gerado um relatório, elaborado pela equipe de Risco Legal, onde será disponibilizado a priorização das normas de acordo com sua relevância. Deste modo, sua empresa adquire tempo hábil para corrigir problemas que poderiam acarretar multas, acidentes de trabalho ou crimes ambientais.
O relatório é elaborado por especialistas no assunto e visando a credibilidade e isenção, tem como referência o órgão governamental, podendo constituir a base para elaboração do Termo de Ajuste de Conduta ou Termo de Compromisso Ambiental, perante o Ministério Público ou órgãos ambientais administrativos. Favorecendo também, o intercâmbio de informações entre as unidades operacionais da organização e a estruturação da empresa para inspeção por parte dos órgãos de controle ambiental.
4. Promoção do processo de conscientização ambiental dos empregados
Uma empresa que busca a conformidade legal, consequentemente proporciona um ambiente de trabalho mais saudável para seus colaboradores, os incentivando através de suas ações, a buscar por conhecimento e evolução profissional/pessoal. O simples gesto de instalar torneiras mais econômicas ou separar os resíduos adequadamente, já despertam a consciência dos funcionários, contribuindo com o meio ambiente.
Leia também: Sustentabilidade Empresarial e Social
5. Conhecimento da legislação aplicável
Conhecer o ordenamento jurídico brasileiro e saber quais normas dentro dele se aplicam ao seu empreendimento, possibilita que lapsos existentes por falta de atualização sejam corrigidos com maior facilidade. Além disso, estando a empresa em compliance, muitos prejuízos potenciais podem ser evitados a longo prazo.
Prejuízos causados pelo descumprimento das normas:
– Desdobramentos prejudiciais à saúde de empregados e da comunidade, provocados por efeitos toxicológicos de produtos e resíduos;
– Perda de valor de propriedade, em função da disposição inadequada de resíduos, cujo tratamento resulta em custos que são subtraídos do valor venal inicial da propriedade;
– Ações judiciais movidas por partes interessadas que se julguem prejudicadas;
– Perda de credibilidade perante as partes interessadas, caso seja percebida incompetência, omissão ou manipulação.
Como nós podemos te ajudar?
A Verde Ghaia conta com uma equipe de auditores especialistas em conformidade legal e sistema de gestão, onde sua empresa pode obter o suporte necessário para estar em Compliance e se destacar no mercado. Além disso, dispomos de softwares de gestão integrada, onde é possível monitorar os requisitos legais aplicáveis à sua empresa, os aspectos e impactos ambientais, os perigos, os riscos à sua atividade e mais!
Escrito por Marina Maia, estagiária do Grupo Verde Ghaia no Departamento de Risco Legal, graduanda em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e integrante dos seguintes projetos de extensão: “Auditoria em Recursos Hídricos” e “Câmara de Mediação de Conflitos Socioambientais”.