Por Juliana Amora[1]
No presente artigo explicaremos sobre o que é a consciência ambiental e a sua importância para as empresas e para o mundo. Além disso, traremos algumas maneiras de despertar esse conhecimento nas pessoas e falaremos das principais atitudes para gerar mudanças concretas e positivas. Boa leitura!
Afinal, do que se trata a Conscientização Ambiental?
Esse tema se trata da necessidade existente atualmente, de que as pessoas devem estar cientes dos danos sofridos no meio ambiente, causados pela exploração exagerada da humanidade. É uma transformação que deve ser realizada em relação aos cuidados com a natureza. Cuidar, conservar, proteger, reciclar e respeitar são atitudes imprescindíveis para a preservação e utilização sustentável dos recursos naturais do planeta.
Além disso, a consciência não separa o ser do ambiente, contudo, desperta nas pessoas a visão de que os danos causados à natureza serão como um espelho, um reflexo delas mesmas. Por fim, podemos afirmar que esse conhecimento deve ser colocado em prática, de forma a reduzir os efeitos negativos com atitudes conscientes de cuidado, respeito e preservação.
A Conscientização Ambiental nas empresas e sua importância
Faz parte de toda empresa servir o cliente e a comunidade em que atua. O respeito e a educação com o meio ambiente não é apenas a preocupação externa com a natureza, mas, além disso, com o mundo empresarial e a sua influência no meio ambiente.
Uma empresa que coloca em prática a conscientização ambiental, auxilia no bem-estar socioambiental do planeta e deve cumprir com algumas obrigações, entretanto, muitas empresas não possuem a responsabilidade e a disciplina para levar a sério os problemas ambientais do nosso planeta.
É cada vez mais importante que as empresas proporcionem atividades e programas de conscientização, preservação e educação ambiental. Palestras e informativos sobre o uso correto da água, reciclagem do lixo e da energia elétrica é de extrema importância e faz com que os colaboradores também possam ajudar o meio ambiente.
Desta forma, podemos afirmar que, praticar a conscientização ambiental, pode gerar diversos benefícios para a empresa como colaboradores responsáveis, imagem positiva, parcerias na preservação ambiental, além de um futuro mais saudável para novas gerações.
Desenvolvimento Sustentável
Dentro deste tema, é importante falarmos ainda sobre o desenvolvimento sustentável, uma vez que, a consciência ambiental está relacionada à sustentabilidade, pois, ser sustentável significa colocar em prática ações para respeitar, preservar e proteger os recursos.
O desenvolvimento sustentável tem como base três pilares: o ambiental, o social e o econômico. Seu objetivo é utilizar processos para assegurar o bem-estar social e a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras, visando também os ganhos econômicos.
Podemos citar ainda, segundo a Organização Não Governamental – ONG brasileira, World Wildlife Fund WWF-Brasil, a definição de desenvolvimento sustentável mais aceita, apresentada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:
“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WWF-Brasil, 2015).”
Considerações Finais
Ficou
alguma dúvida sobre o tema abordado? Entre em contato conosco.
A
Verde Ghaia atua no Mercado de Gestão Empresarial há 20 anos, e nós possuímos
profissionais aptos para te auxiliar. Será um prazer recebê-lo(a)!
[1] Juliana Amora é graduanda em Direito pelo Centro Universitário UNA e assessora jurídica do Departamento de Compliance Ambiental e Riscos do grupo Verde Ghaia.