Por Julia Lourenço[1]
Caro leitor, atualmente você já deve ter ouvido falar na sigla ESG, no cenário atual que estamos vivendo é um assunto que ganhou maior força e vem sendo comentado cada vez mais, principalmente no ramo dos negócios.
O que significa a sigla ESG?
ESG – Environment, Social and Corporate Governance que tem o mesmo significado da sigla ASG, conhecida pelos brasileiros, que se trata de governança ambiental, social e corporativa.
Essa sigla tem um impacto enorme para as empresas, pois, é o “conceito” primordial falado no mercado financeiro, e principalmente por empresas com capital aberto na bolsa, que devem levar em conta essas questões tão importantes, que nada mais é que, ambiental, social e governança.
Empresas que seguem esse caminho, que prezam por esses três pilares e tem condutas que compactuem com o verdadeiro significado da sigla, são empresas que se preocupam com sua responsabilidade perante todo esse aspecto, seja ele em relação as questões ambientais, as questões sociais e corporativas.
Em relação ao mercado financeiro, essa sigla veio para determinar quais serão os retornos e riscos que são esperados de determinada organização, através de índices ESG, que geram dados e trazem um ranking para auxiliar os investidores.
Os riscos esperados do ESG não são novos, podemos trazer como exemplo importantes temáticas, sobre: as barragens que romperam nos últimos anos, o caos social e ambiental que foi ocasionado devido a irresponsabilidade de grandes empresas, que permitiram esses acidentes ocorrerem devida sua negligência e irresponsabilidade.
Sendo assim, podemos dizer que o ESG trata do funcionamento de uma companhia, isso é, como ela age, o que ela faz, quais condutas a empresa possui para atender e estar de acordo com os aspectos que estão dentro da temática do ESG.
Os processos da empresa devem compactuar com o ESG
Os processos da empresa devem compactuar com essa sigla, e estar alinhada e preocupar-se com tudo que possa envolver os aspetos ambientais, sociais e de sua governança, afinal, essa é a principal razão para que uma empresa venha a existir e possa alcançar o sucesso.
Me arrisco em dizer que empresas que seguem o ESG são aquelas que tem um menor risco, por voltarem sua preocupação e sua atividade em temas que de fato, sabemos que trazem riscos para qualquer companhia.
Esse conceito e todo o debate acima mencionado, não deve envolver-se apenas em relação ao mercado financeiro, mas sim, deve alcançar toda e qualquer organização, isso mostra a ideologia de uma empresa, mostra seus valores e como suas atividades de fato serão executadas.
Caro empreendedor, por todo exposto ficou evidente que esse é um assusto de grande importância no cenário atual e, certamente ao incorporar medidas e ações voltadas para o contexto ESG, perceberá um aumento da performance, bem como do retorno dos seus investimentos, O momento é agora!
Possui alguma dúvida acerca desse tema? Entre em contato conosco, será um prazer poder auxiliá-los a frente de um assunto valioso como esse.
[1] Julia Lourenço é assessora jurídica, formada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, e trabalha no Departamento de Compliance Ambiental e Riscos do Grupo Verde Ghaia.