Por Juliana Amora[1]
Dando continuidade ao tema abordado em nossos últimos artigos, procuramos oferecer importantes informações sobre o Pacto de Integridade e Compliance Sustentável (PICS), o qual atua com grande importância no mundo da gestão de negócios.
Por que o PICS foi criado e qual a sua importância para as empresas?
Já sabemos que, para uma empresa adquirir reconhecimento positivo no mercado, seus líderes devem estabelecer um padrão de organização no ambiente de trabalho, contendo normas, regras e planejamentos a serem seguidos.
E o PICS foi criado com o intuito de auxiliar os profissionais das empresas a obterem reconhecimento e crescimento no mercado, atuando com transparência, ética e comprometimento, através de líderes e colaboradores responsáveis com os planos da empresa e com seus clientes.
Para entendermos melhor sobre este Pacto, falaremos a seguir sobre os cinco princípios que ele tem como base, seguindo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. São eles:
1.Transparência: Atuar em conformidade com as normas estabelecidas, buscando desenvolvimento de meios de comunicação, redução da burocracia, utilização de ferramentas tecnológicas e construção de uma relação de confiança;
2. Equidade: Atuar com tratamento justo igualitário de todos os sócios, líderes, diretores, colaboradores e demais partes interessadas;
3. Prestação de contas: Está diretamente ligada à transparência e responsabilidade corporativa, sendo função dos responsáveis pela empresa, prestar contas de sua atuação de modo claro e compreensível, assumindo as consequências de seus atos;
4. Responsabilidade corporativa: Os responsáveis devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas;
5. Deliberação ética: Significa a tomada de decisões de forma responsável, fortalecendo a governança na busca pelo crescimento na gestão empresarial.
Adotando estes princípios, o PICS se torna um agrupamento de processos correlatos, aplicado aos níveis da empresa que direciona o comportamento dos líderes e de todos os colaboradores no desempenho de suas atribuições.
O PICS como um mecanismo de transparência
O Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade está voltado a mecanismos e procedimentos internos que envolvem a elaboração de normas, leis, fiscalização, regras, regularização, auditoria, aplicação do código de ética e a atuação com transparência, sendo essas ferramentas de extrema importância para uma organização que visa o crescimento e o reconhecimento.
Atuar com transparência, consiste na vontade em disponibilizar aos interessados, informações que sejam de grande valia e não apenas aquelas determinadas por disposições de leis, não devendo ser restrita somente ao desempenho econômico e financeiro.
Ademais, a transparência precisa observar outros elementos, os quais direcionam a ação gerencial à preservação e à otimização do valor da empresa de maneira geral.
À vista disso, a transparência engloba a situação financeira, o desempenho, a composição e a governança da empresa, bem como as informações de grande importância, que afetem os negócios e que proporcionem oportunidades, resultados e riscos. Entretanto, a transparência deve respeitar os limites de exposição, para que não haja conflitos com a segurança das informações da empresa.
Considerações Finais
Você ainda possui alguma dúvida sobre o PICS, ou deseja nos conhecer melhor? Então, entre em contato conosco!
Nós publicamos artigos em nosso blog semanalmente sobre diversos assuntos que podem ser relevantes para o seu negócio. Acesse o nosso blog!
A Verde Ghaia atua no Mercado de Gestão Empresarial há 20 anos e, o nosso setor de Compliance Ambiental e Riscos possui profissionais prontos para te ajudar.
[1] Juliana Amora é Assessora Jurídica no Grupo Verde Ghaia e Graduanda em Direito pelo Centro Universitário UNA.